terça-feira, 14 de outubro de 2014

PEP: Partido do Estereótipo Publicitário!



Atendimento, Mídia, Diretor de Arte e Redator: você, com certeza, sabe dizer uma característica peculiar a cada profissional, mas comum da função.

Segundo o mundo da publicidade, o Atendimento está sempre contra o pessoal de Criação. O Mídia está sempre reclamando da verba. O Diretor de Arte tem um ego maior que a agência em que trabalha e é sempre injustiçado pelo restante do mundo por ter suas ideias, muitas vezes, reprovadas (ou aprovadas com alteração) pelo cliente. O Redator é o parceiro do Diretor de Arte, o cara chato que vive pedindo para abrir o arquivo porque tem alteração.

Daí, eu pergunto: de que adianta TANTO estereótipo assim? Mais do que isso: de que adianta ser mais um seguidor desse conceito engessado?

Já vi muito Atendimento se desdobrar (e brigar) com o cliente defendendo a ideia do Diretor de Arte. Já vi muito Mídia fazer milagre com a pouca verba do cliente. Conheço Diretor de Arte que está sempre disponível pra trocar ideia, pra refazer, pra ouvir pitaco no seu layout. E muito Redator atuando como protagonista e não só como a dupla do Diretor de Arte.

É estranho saber que num mundo em que se trabalha diariamente e constantemente por novas ideias, estejamos agarrados a conceitos tão antigos e tão limitadores. É mais estranho ainda saber que seguimos estereótipos que, muitas vezes, nem sabemos de onde surgiram.

Assim, em ritmo de campanha política (ainda): não seja um militante do PEP – Partido do Estereótipo Publicitário.

ABAIXO AOS ESTEREÓTIPOS.
ABAIXO AO PRÉ-JULGAMENTO.
Por uma publicidade mais humilde e mais humana!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dúvidas, amadurecimento e Outubro Rosa

Eu to sempre buscando espaço no meio que trabalho, quando fui contratado pela Thithãs e Maria da Praia, minha função básica inicial era operacional no E-commerce da loja, sempre quis trabalhar com marketing digital e redes sociais, aceitei essa experiência de gerir o e-commerce. 

Eu não tinha nenhum conhecimento em marketing digital, publicidade. Apenas era um recém formado em Administração. Foi então que comecei a ler muitos artigos, buscar alguns EAD's e fui me especializando, pois o E-commerce não ia muito bem, e eu precisava ou aprender mais sobre o setor inteiro do MARKETING ou via meus dias ameaçados. 

Um dia, chamei minha superior para uma conversa e disse bem francamente pra ela, "Quero aprender mais, quero o teu lugar na empresa, e quero que tu me ajude a chegar lá" ela ficou surpresa, porém gostou da minha iniciativa, passou a me acompanhar e passar suas funções pra mim. Eu não visei lucro imediato, eu sei que poderia tentar ir para outra empresa, ganhar mais. Porém eu queria experiência, pois tinha 21 pra 22 anos, não sabia nada do mercado e só tinha um diploma.

Com o passar do tempo, fui amadurecendo e dominando setor sozinho e acabei descobrindo a área dentro marketing digital que eu me encaixo, eu gosto de criar, gosto de escrever, gosto de gerar conteúdo. E tem sido a área que to me aprofundando, pois além de crescer profissionalmente, quero ser capaz de deixar uma marca no mercado e por que não no mundo. Quero fazer parte de algo. Para nos geração Y é complicado essa coisa de crescimento, saber ter calma, aproveita oportunidades, saber a hora de atrelar crescimento, estudo e financeiro, a empresa sempre vai esperar mais de ti.

Um exemplo da minha evolução, mesmo que pequena. Eu nunca dominei a manipulação de imagem, ate para uma simples peça para um post na rede social da empresa eu tinha que pedir pra agência criar. Hoje a maioria é criada por mim mesmo, não são a melhor coisa, mas tenho seguido as linhas de desing básicas, tenho buscado melhorar meus conhecimentos no pacote adobe, e as vezes sai umas coisas legais, fiz essa peça para a page da Thithãs, hoje começa outubro, o mês que simboliza a luta contra o câncer de mama, seguindo essa linha fiz um post dentro do público que a Thithãs segue, seguindo seus padrões leves e mantendo a delicadeza do tema. Dando enfase na peça ao simbolo da campanha, mas não esquecendo de divulgar o logo da empresa e suas redes sociais.