Fui pego de surpresa com Mad Men, série que teve seu inicio em 19 de julho de 2007 no canal americano AMC. No Brasil ela é transmitida pelo HBO. Mas como disse, me pegou totalmente de surpresa, eu estava sem minhas séries habituais para assistir, procurando novas séries que pudesse olhar até as minhas favoritas voltarem de suas pausas. Lembrei de Mad Men, que havia assistido o inicio do primeiro episodio e achei interessante, pois mostrava uma agência de publicidade nos anos 60 em NY, resolvi arriscar e comecei a assistir.
Bem a série é fantástica, simplesmente comecei a assistir um episódio atrás do outro. A série passa-se na década de 1960, inicialmente na agência de publicidade fictícia Sterling Cooper, localizada na Madison Avenue, em Nova York. O foco da série é a personagem Don Draper (Jon Hamm), diretor de criação da Sterling Cooper e um dos sócios-fundadores da Sterling Cooper, bem como as pessoas que fazem parte de seu círculo social. A trama tem como foco a parte profissional das agências de publicidade e as vidas pessoais das personagens que trabalham nelas, à luz das mudanças sociais ocorridas nos Estados Unidos da época.
Anos 60 estes fielmente reproduzidos, movimentos sociais aparecem claramente, atentado a Martin Luther King, Morte de Marilyn Monroe, mostra o preconceito com mulheres e negros que tinha nos EUA na epoca, mostra a evolução da mulher no mercado de trabalho, enfim uma série marcante para quem gosta de historia, classe dos anos 60 e publicidade. A todo momento temos referencias de campanhas e termos utilizados na publicidade e propaganda.
Seguindo a tendência de pôsteres enigmáticos para promover suas novas temporadas, a sétima temporada de Mad Men ganhou uma nova imagem promocional um tanto psicodélica e, como seria de se esperar, com bastante significado, uma vez que se descobre suas origens. A imagem foi criada pelo conceituado artista gráfico Milton Glaser, responsável pela logo icônica “I love NY”, estampada em camisetas e brindes para os visitantes. A campanha foi lançada no final dos anos 1977 para promover o turismo na Big Apple e até hoje é reconhecida como marca da cidade. Com diversos outros trabalhos de grande porte, Glaser ajudou a definir o visual do fim dos anos 1960, época em que se passa esta sétima temporada de Mad Men.
O psicodelismo é um movimento bem forte no Desing, nos anos 60 teve essa explosão da junvetude, em todas areas, arte, musica e publicidade. As drogas eram legalizadas na california em 1966 e sua influencia na percepção era simulada nas peças produzidas, muitos designers afirmavam escolher sua palheta de cores a partir das suas experiências visuais com o LCD.
As principais características do psicodelismo são:
- Espaço contrabalançado pelas próprias tipografias;
- Grande detalhamento das ilustrações;
- Elementos simétricos;
- Objetos amorfos e distorcidos;
- Repetição de motivos;
Esse movimento é muito importante até hoje, e foi muito influente na década de 60 pois foi um grito de liberdade da juventude na época e percursor dos anos 70.
Nenhum comentário:
Postar um comentário